29 Jan 2009

Bolas de Carne com Molho de Coentros e Batatas Fritas no Forno (melhor que as do Ikea)

Recipe in English HERE


Esta recita foi inspirada pelas bolas de carne do Ikea.



Ingredientes para a receita:
  • 400grs carne moida
  • 2 dentes de alho (picados)
  • 1/2 copo de pão ralado
  • 1 ovo inteiro
  • 1/2 copo de natas fresca
  • 1/2 copo de leite gordo
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • 1 cebola grande (cortada ao meio e depois as fatias finas)
  • 1 raminho de salsa (picada)
  • 1 raminho de coentros (picados)
  • 8 batatas medias peladas e cortadas em palitos
  • um pouco de azeite
  • sal e pimenta preta moída (qb)
  • 1 colher de sopa de farinha maisena diluída em agua no qual também diluído um cubo de caldo de carne vaca


Meta as batatas numa panela com agua a ferver ate estarem meias cozidas, depois pincele-as com óleo e meta num tabuleiro e vai ao forno a assar a 180-200graus durante cerca de 20 minutos (até estarem assadas).

Enquanto as batatas se fazem, vamos fazer as bolas. dentro duma tigela meta a carne picada + a salsa picada+ o pão ralado + o ovo + uma pitada de sal e outra de pimenta preta moída + um alho picado...agora amasse tudo muito bem com as mãos, e faca as bolas de carne, pondo estas a parte de momento.

Agora ponha uma panela ao lume, e dentro ponha 4 colheres de azeite, quando este estiver bem quente, adicione o alho picado e a cebola deixando estes fritarem (mexendo regularmente) ate a cebola estar semi transparente, aí então adicione as bolas de carne e dando voltas a panela para que estas se virem ate ficarem bem seladas.


Neste momento adicione o leite as natas uma pitada de sal e pimenta preta moída ambos os cubos (galinha e carne) diluídos num pouco de agua morna assim como a maisena também diluída num pouco de agua, lembre-se que deve mexer constantemente enquanto engrossa, não muito grosso, se estiver muito grosso adicione um pouco mais de leite se o caso for contrario mais um pouco de maisena diluído num pouco de agua. deixe cozer lentamente por cerca de 10-15 minutos. e esta pronto a servir, com as batatas que estão no forno.



10 comments:

Unknown said...

Que idéia ótima das batatas cozidas e depois colocadas no forno! Aqui em casa meu esposo gosta quando faço no forno. Nunca tinha feito do seu jeito cozinhando antes.

Abraço

risonha said...

Meu Deus!!! Que maravilha!
essas fotos estão uma tentação.

Rico said...

Brigada Eu Mulher, a minha esposa também prefere no forno, pois não deita cheiros de frito na casa e ficam mais estaladiças e manos oleosas cujo engorda menos ;) e para mim isso é importante hehe e como pode ver na foto ficam boas. Brigada pelo comentario e pela visita ..bom apetite!!

Rico said...

Risonha, realmente ficou muito bom se tiveres tempo faz para ti e para os teus, nao ficaras desapontada..Brigada pela visita e comentario,,,adorei :)

Isabel Salvador said...

espectaculo estas bolinhas de carne e as batatinhas ficaram um espctaculo postas assim,jinhosss

Xana Bértolo said...

:) Pois, eu já tinha vindo cá e não tinhas comentários :)...
Tá lindo esse prato, e as batatas "fritas" no forno vai ser a experimentar definitivamente...
bjinhus

Rico said...

Brigada Belinha pelo seu comentário e visita...adorei :) jinhos

Rico said...

Oias Xana, eu sei era um erro da blogspot, que eu depois consegui resolver, agradeço-te as tuas visitas e comentário...desculpa la esse problema ter sucedido. jinhos

Anonymous said...

Aprendi muito

Rico said...

Brigado Anonymous

COMENTÁRIOS E AGRADECIMENTOS

Já que me visitou, porque não deixa um comento.....claro que não há obrigação, mas dou valor á sua opinião, a qual é muito para mim. Brigado!!!

Aviso Legal

**Note, comentos que eu faça noutros blogues, faço-os de livre vontade porque quero, assim como os vossos aqui neste blogue. Não há obrigação de vir aqui comentar em retorno, assim como eu, não aceito quem pense que eu tenha a obrigação de retribuir comentos aqui deixados**

PS.
"Comentos de spam ou publicitários, nunca serão publicados portanto não vale a pena tentar envia-los" Se desejar por um reclame/publicidade aqui terá de conversar comigo e acordar pagamento.

Aceitam-se Doações

Gosta das minhas receitas. Sinta-se livre de as usar em sua casa, café ou restaurante.