16 Jan 2009

Cebolinhas Charlotte e Cugumelos com Massa Penne "Grattin"

Recipe in English HERE



Isto é uma receita rápida e fácil que eu fiz para fazer uso de umas cebolinhas "Charlotte" que eu tinha que gastar antes de se estragarem....portanto.... *****AVISO**** esta receita é bem fácil e económica de se fazer.


Ingredientes para a receita:

  • 20 cebolinhas Charlotte (lembre-se isto são cebolinhas pequenas, peladas e cortadas em metade)
  • 10 Cogumelos médios(cortados em metade e depois as fatias)
  • 2 dentes de alho (picadinhos)
  • 1 pedaço de gengibre (do tamanho de dois dentes de alho, picadinho)
  • 2 Cenouras grandes (cortadas as rodelas super finas)
  • 1 lata de tomate pêra (cortado aos pedaços)
  • 2 colheres de sopa de pasta de tomate (dissolvido num pouco de agua)
  • 2 chávenas de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • um pouco de noz moscada
  • um pouco de sal e pimenta preta moída
  • 2 colheres de sopa (dissolvidas num pouco de agua)
  • 4 colheres de sopa de queijo ralado + 3 do mesmo (eu usei chedar)
  • uma colher de sopa de oregãos
  • 400grs de massa penne (qualquer outra massa faz o mesmo efeito)
  • 5 colheres de sopa de azeite

Parecem muitos ingredientes, mas realmente não são, isto é boa comida de inverno, fácil e barata.

Ponha uma panela ao lume com um pouco de sal e uma colher de óleo, uma vez que ferva despeje para la a massa, a qual estará cozida entre 10-12 minutos. Uma vez que esteja cozinhada escorra a massa num passador.


Agora vai precisa de fazer dois molhos, O bechamel e um com base de tomate, bom vamos começar pelo com a base de tomate pois é mais demorado e ajuda as coisas a saírem ao mesmo tempo.

Então ponha uma panela ao lume, nessa mesmo ponha as 5 colheres de azeite + um pouco de sal e pimenta preta + o alho e o gengibre, cozinhe estes ate estarem dourados, aí junte as cebolinhas e as cenouras continuando a cozinhar ate as cebolinhas estares semi-transparentes. Nesta altura adicione os cogumelos + a lata de tomate + a pasta de tomate diluída e deixe isto cozinhar por mais 15-20 minutos.

Cinco minutos antes de o molho de tomate estar cozinhado, ligue o forno e ponha-o a aquecer ate 200c, e ponha ao lume um tacho para fazer o bechamel, no qual deite as duas chávenas de leite + a manteiga + a noz moscada + um pouco de sal e pimenta, deixe o leite ficar bem quente quase a ferver e nesta altura deite a farinha que você misturou previamente com um pouco de agua (consistência de natas) mexendo sempre para não formar grumes, isto vai engrossar o leite um pouco, então nesta altura meta la as três colheres de queijo ralado, e continue mexendo isto engrossara um pouco mais.


Agora deite a massa para dentro da panela com o molho a base de tomate misture bem, aí despeje esta mistura para uma travessa de pirex grande e alise com a parte de traz de uma colher de servir para o seguinte creme não se afundar muito, agora despeje o bechamel (molho branco) e espalhe para cobrir a mistura previa por completo, agora com a mão espalhe o queijo ralado que sobra (as 4 colheres de sopa) por cima do creme polvilhe esta com os oregãos e moa um pouco de pimenta preta por cima. Leve isto ao forno previamente aquecido por 15 minutos ate ficar BEM dourado por cima, e sirva para comer ....


Se realmente for carnivoro e nao poder passar sem a sua carne sugiro que grelhe um peito de galinha so com sal e pimenta, e que depois faca um molho de salsa+ manteiga + metade de um limao em sumo e meio alho picado aquecido em banho maria e posto por cima do peito depois de estar bem grelhado e no prato (quen diz galinha diz peixe ou outra coisa qualquer) Mas este prato será suficiente em si so como é suposto ser um prato vegetariano.

No comments:

COMENTÁRIOS E AGRADECIMENTOS

Já que me visitou, porque não deixa um comento.....claro que não há obrigação, mas dou valor á sua opinião, a qual é muito para mim. Brigado!!!

Aviso Legal

**Note, comentos que eu faça noutros blogues, faço-os de livre vontade porque quero, assim como os vossos aqui neste blogue. Não há obrigação de vir aqui comentar em retorno, assim como eu, não aceito quem pense que eu tenha a obrigação de retribuir comentos aqui deixados**

PS.
"Comentos de spam ou publicitários, nunca serão publicados portanto não vale a pena tentar envia-los" Se desejar por um reclame/publicidade aqui terá de conversar comigo e acordar pagamento.

Aceitam-se Doações

Gosta das minhas receitas. Sinta-se livre de as usar em sua casa, café ou restaurante.