15 Jan 2009

Bacalhau Grelhado com Camaroes a Cavalo.

Recipe in English HERE



Em cima veja a foto dos vegetais na travessa antes de serem cozinhados, e em baixo os mesmos já cozinhados e com os tomatinhos e o pimento.



Ingredientes para a receita:

  • 1/2 Pimento verde (só para dar sabor, cortado fino)
  • 250grs cabolinhas "Charlotte" (peladas e cortadas ao meio)
  • 250grs tomates "pomodorino" bebe ou qualquer outro tomate bebé doce (com um corte em cruz)
  • 1 courgette grande
  • 1 um broculo grande cortado em pedaços
  • 350grs bacalhau fresco (filetes 4-5 porções)
  • 200grs camarões grandes sem serem cozinhados mas pelados
  • 3 batatas doces grandes
  • 3 dentes de alho (cortados fininho)
  • um pouco de piripiri em pó
  • sal e pimenta preta moída a seu gosto
  • um pouco de azeite (para por em varias coisas)
  • 1 limão (cortado em duas metades para sumo)
  • 1 ramo de salsa pequeno (picada)

Faca os marinados seguintes:

Marinado para a batata (a ser aplicado á batata pré-cozida):

sal & pimenta preta moída a seu sabor; páprica & um pouco de azeite (dando umas voltas)

Marinado de camarão (é aplicado ao camarão em cru):

Piripiri; sumo de (1/2) limão; alho em fatias superfinas & sal e pimenta a seu gosto.

Marinado do Bacalhau (a ser aplicado ao bacalhau em cru):

sumo de (1/2) limão; alho cortado as fatias super finas & sal e pimenta preta moída a seu gosto.

Preparação:

Faca todos os marinados acima detalhados ao peixe e aos camarões quanto as batatas pele-as e coze-as mal cozidas e corte-as em cubos, ai aplique o marinado das batatas, dando umas voltinhas para o marinado se espalhar bem por toda a superfície da batata. Ponha estas num tabuleiro para ir ao forno e arranje-as com as cebolinhas "Charlottes" e com os courgettes que previamente você cortou em metade ao longo e depois em rodelinhas, deite uns fiozinhos de azeite por cima do recheio dos vegetais polvilhando com um pouco de sal e pimenta preta moída e vai ao forno a 200C.

Ao mesmo tempo ponha noutro tabuleiro as batatas doces previamente descascadas e cortadas aos quadrados também, fazendo o mesmo pondo o fiozinho de azeite e o sal e pimenta. Então cozinha no forno em conjunto com os outros vegetais por 15 minutos, ai abre o forno e no tabuleiro das batatas cabolinhas etc adicione os tomates e as tirinhas de pimento verde retorne ao forno e cozinha durante mais 15-20 minutos dependendo do forno (durante este tempo todo o bacalhau esta marinando) durante esta altura ponha os bocadinhos de broculo as cozinhar numa panela com so um dedo ou dois de agua para cozinhar tipo a vapor e ele ira estar pronto entre 15-20 minutos a sair ao mesmo tempo que os vegetais no forno (tao a ver a ideia).

Para aí três minutos antes de tudo estar a sair devera ter uma grelha bem quente aonde poe um fiozinho de azeita para ajudar a não colar e põe o bacalhau fresco marinado (pele para cima) na grelha e o peixe vai mudando de uma cor meia translucente para uma cor branca, deixe esta tingir ate meio do peixe e aí volta o peixe ao contrario pele para baixo ate completamente cozinhar do outro lado (claro você pode ver mesmo quando o peixe esta cozinhado) retire o peixe e comece a servir ele próprio assim como os vegetais mas ao mesmo tempo ponha os camarões na mesma grelhas a grelhar , de um lado e do outro, levam mesmo muito pouco tempo e arranje-os no prato como queira ou como eu fiz na minha foto (não esquecendo de por um pouco de manteiga e salsa picada no topo.

No comments:

COMENTÁRIOS E AGRADECIMENTOS

Já que me visitou, porque não deixa um comento.....claro que não há obrigação, mas dou valor á sua opinião, a qual é muito para mim. Brigado!!!

Aviso Legal

**Note, comentos que eu faça noutros blogues, faço-os de livre vontade porque quero, assim como os vossos aqui neste blogue. Não há obrigação de vir aqui comentar em retorno, assim como eu, não aceito quem pense que eu tenha a obrigação de retribuir comentos aqui deixados**

PS.
"Comentos de spam ou publicitários, nunca serão publicados portanto não vale a pena tentar envia-los" Se desejar por um reclame/publicidade aqui terá de conversar comigo e acordar pagamento.

Aceitam-se Doações

Gosta das minhas receitas. Sinta-se livre de as usar em sua casa, café ou restaurante.