22 May 2009

Tagliatelle a la Rico



Ingredientes para Receita: (da para 4 ou 3 esfomeados)
  • 400grs tagliatelle mista espinafre e ovo
  • 1/2 lata de azeitonas pretas sem caroço (cortadas em metades) ou 120gr +ou-
  • 12 tomates cereja (cortados em metades) com pele
  • 1 courgette (cortado aos cubinhos bem pequenos)
  • 4 cebolinhos (cortadas as rodelas)
  • 1 dente de alho picado
  • 1 tampinha vinagre balsamico
  • 1/4 de copo de natas
  • duas colheres de sopa cheias de queijo ralado tipo cheddar
  • um raminho de coentros (picados)
  • azeite. sal e pimenta preta moida (qb)



Ontem estava um pouco deprimido, e nem sequer conseguia pensar direito o que fazer , mas apanhei olhei que ali estava no frigorífico (pois mais um dia de aproveitamentos). E então combinei na minha cabeça certos ingredientes e sabores, e escolhi esses vegetais ali de sobra no mesmo. E também pensei, "tenho uma lata de azeitonas pretas hum!!"

E inventando no desespero de fazer uma coisa rápida, este prato surgiu o qual vos apresento. E apesar de estar na altura um pouco deprimido, fiz-lo com amor, e saiu muito bom.

Do principio ao fim levei somente 15 minutos a fazer. Ponha a massa a cozer numa panela com agua a ferver uma pedrinha de sal e um pouco de óleo (dica: o óleo previne a agua fazer muita espuma e também mantém a massa solta depois de escorrida, aprendi esta quando tinha 9 anos).

Enquanto a massa coze num Wok deite um pouco de azeite e deixe ele começar a fumegar assim que o faca deite os seguintes vegetais la para dentro, courgette, cebolinho e o alho + tempero (sal e pimenta preta moída). Deixe estes coser por cerca de três minutos mexendo regularmente, então aí adiciona os tomates e as azeitonas mais uma tampinha de vinagre balsâmico do bom deixe cozer mais três minutos continuando a mexer regularmente. Agora adicione as natas e o queijo dando umas voltas por cerca de 2 minutos, adicione a este preparado a tagliatelle escorrida, de mais umas voltas apague o lume adicione os coentros e de mais uma volta para misturar este, e sirva (opcionalmente pode por um pouco de parmesan seco ralado por cima e pimenta preta.


46 comments:

Unknown said...

Opa fui a primeira ...mereço um premio rsrs . Mas não resisti a esse tagliatelle a la Rico e pelo que pude ver bom demais! delicado e ainda tem esses mimosos tomates cerejas que eu amo!! Agora também vou ficar por aqui um pouco dando uma olhada, pois a música é de muito gosto! Tá de Parabéns e excelente com louvor moço! Tudo aqui tá D+
Beijos

Luisa Alexandra said...

Começo pela parte final do teu post.
Infelizmente a situação que passas não é única.
Assim como tu muita gente está a passar, infelizmente, pelo mesmo.
Nada do que eu te possa dizer te irá melhorar a tua situação, mas quero que saibas que desejo do fundo do coração que consigas alcançar o que mais desejas.
Com coragem e cabeça erguida, pois sei que empreendorismo e força de vontade não te falta!
O teu blog reflecte, e muito bem, o teu bom gosto e como um simples ingredientes nas tuas mãos tem uma transformação que o torna objecto de desejo, de tão apetitoso que fica.
Por isso Ricardo, o dom tu tens! Espero que o uses da maneira que mais te beneficie!

E agora falando da massa, que tu já sabes que eu adoro, aquela conversa de transformar os ingredientes está bem patente aqui!
Olha para o que fizeste e diz lá se não dá fome????
E tudo feito "à la Rico"!!!!

Beijos.
Fica bem!

Unknown said...

Mas q bela massinha.
Tem um aspecto divinal...

Bjs e bom fim-de-semana...

Bella said...

Olá amigo

Ficou lindo esse tagliatelle.

Ânimo amigo e pode desabafar sempre que precisar. Todos nós precisamos desabafar de vez em quando :)

Bjs e bom fim de semana

Delírios Gourmet said...

Oi Ricardo! Visitei e voltarei mais vezes, com certeza!!! Adorei a receita! Um bj!

Delícias e Talentos said...

Bem, tagliatelle de espinafres ou ovo também faço, mas taglietelle com os dois ingredientes ainda não vi! Ficou super cremosa, um regalo para a vista e uma delícia com esses legumes frescos e saudáveis!
Adorei o toque final com o queijo, abriste-nos o apetite! hehehe:)

argas said...

Foi rápido e de aproveitamentos, mas está uma delícia! Quanto ao que o deixou deprimido, de facto 4 anos é muito tempo para investir agora, mas se é esse o sonho, há que aproveitar! Que tudo melhore! :) bjinho

Mary said...

Ricardo,
Cá em casa todos adoramos,massa e essa mesmo de aproveitamentos.
Está com um aspecto delicioso,adorei.


bjs

PS.Sei bem o que é estar deprimido,pois já tive uma depressão com internamento no privado,de 2 meses.e 1 ano de baixa.
Por isso,sei dar o valor. Sai,conversa,e leva as coisas com calma.Acima de tudo não te insoles pois é o pior que se pode
fazer.

Bjs
e espero fiques bem!

Lourdes Sabioni said...

Ficou maravilhoso!!! E essas azeitonas pretas então, devem ter dado um toque todo especial!!! Sou amante de massas e adorei. Bjs

Anna said...

Amei, principalmente que amo uma boa massa.
Já anotei a receita.
Como você se organiza com as receitas, pois eu colocava no caderno, ms acabava levando tempo para achar, passei para o computador e ainda continuo a me perder, pois eu anoto tudo que gosto, o problema e que quando quero uma receita levo um certo tempo para achar.
Principalmente quando se tem muitas e muitas receitas.
Pois tenho mania de achar receitas de varías pessoas e assim a torno mais light; ou quando for simplismente maravilhosa faço direto como a sua.

Rico said...

Peco desculpa por posto o meu stress de ontem no blog, já me estou a sentir melhor, e então removi mas quero agradecer a todos pelas vossas palavras de suporte que me animaram.
Obrigado a:

Marlene, brigada pela visita e comento assim como pelas palavras de encorajamento. jinhos doces :) xx

Luísa,Brigada pelas palavras doces de encorajamento, apreciei muito. Assim como também o comento sobre a minha comidinha. jinhos doces :) xx

Carlinha, Brigada prazer em ter-te aqui e gostei teu comento jinhos :) xx

Bella, brigada pela visitas palavras e comento no blogue jinhos :) xx

Grazy, brigada pela visita e comento, prazer em ter-te aqui. jinhos xx :)

Mary, brigada "thanks" pela visita e comentos prestados :) jinhos doces xx

Argas, brigado pelas palavras comento e visita, apreciei o dito. jinhos doces :) xx

Mari said...

Ricardo, seu tagliatele está maravilhoso... como vocês dizem, de comer de joelhos e chorar por mais.. que delícia, amigo!! Você é muito talentoso, faz delícias que me deixam babando...
Não sei por que motivo você estava deprimido, mas espero que melhore logo... tenha fé em Deus, e muito pensamento positivo... tudo há de ficar bem!! :)
Beijo, e ótimo fim de semana

Mari

Cláudia Marques said...

Essa massa só pode ter ficado deliciosa. Gosto de todos os ingredientes, sem excepção. Perfeita!

Elsa Mendes said...

Ricardo,
essa massa feito no calor do desanimo e do stress saiu...uma delícia.
Isso prova q até nos maus momentos, um bom cozinheiro não perde a mão...:)
Adorei!
Um bom fim-de-semana.

ameixa seca said...

Sem querer ser redundante tens aqui um tagliatelle a la Rico, bastante rico :)

Unknown said...

Amigo que massinha mais apetitosa...a tu família é uma sortuda em ter um cozinheiro de mão cheia por casa. Bom fim de semana e tudo de bom.

Abelha Maia said...

Eu não o vi, mas espero do fundo do coração que estejas melhor, temos dias assim na nossa vida, e isso faz-nos pensar e reflectir, mas a seguir ergue-se a cabeça e bola para a frente que é caminho.
Não sei qual é o sonho mas temos que correr atrás dele.
Quanto á massa está tudo muito bem conjugado, adorei os ingredientes.
Bjssssssssssssssssssss

Catarina Silva said...

Que obra de arte..Digna de uma grande artista =)
Muitos parabéns ...para mim quem sabe combinar alimentos dessa maneira é tudo :p (eu sou um zerinho na cozinha.. quer dizer sou artista so na parte dos bolos :p)
Beijinhos

Unknown said...

Yummy que delícia de massinha,amigo queres que te vá fazer uma visitinha para te animares mais!deseijo-te um bom fim de semana,beijokitas doces.

Carminha Souza said...

Amei, esse é o tipo de prato que eu gosto!
Se cada vez que você estiver "down" fizer assim...
Bjs

Marlene Maravilha said...

Oi Rico!
Adorei o teu espaco. Também gosto demais da cozinha mundialmente falando. Voltarei com certeza!
Um feliz FDS, sem depressoes hein??Abracos

*-...-* Ana Anita *-...-* said...

Rico querido...as vezes nos passa coisas assim... espero que já esteja bem melhor, e seja pelo que for, pense que existem coisas bem melhores por vir... Sempre depois de tempestades o sol volta a brilhar!

Eu também estes dias estive meio "cabisbaixa", e no momento sei que é dificil alguém dizer: "deixe pra lá", mas é a pura verdade... deixar, esquecer, nos distrair é o melhor remédio...

Lembre-se que mesmo a distância, tens amigos e que te querem muito...

E sempre que precisar de algo em que eu possa ajudar, estarei a disposição... nem que seja trocar um email, caso deseje... ;)

Quanto a sua receita, ótima, por utilizar coisas práticas, que sempre temos em casa e de ser feita rapidinho...Só dispensaria o coentro, que acho já te comentei, não somos muito amigos... :)

Beijos enormes!

risonha said...

tirando as azeitonas para mim está perfeito!

Rico said...

Fiquei um pouco emocionado com a maré de comentos aqui feitos, então venho com este, agradecer a:

Sabores de Aromas, brigado pelo conselho, o qual tomei de braços abertos, pois sei do que falas, pois eu acabei de sair de uma depressão que durou quase dois anos, andei medicamentado e tudo...Eu sei que não vou la parar outra vez mas nunca se vai embora por completo (há dias). Brigada pela visita e comentos doces. jinhos :) xx

Lourdes S, sim deram um toque não só visível assim como de sabor, ficou muito bom, embora não goste de me gabar, pois não é em estilo de Rico. brigada pelo comento e visita :) jinhos xx

Anna, o que toda a gente se esquece é que todos nos temos cozinheiros dentro de nos, só que uns aventuram-se outros têm medo de sair mal, então não fazem, eu sei que não é isto que tu falas mas tem a haver...tu te guias por receitas, mas não precisas, desde que saibas as bases depois é só poesia culinária, eu quase não uso receitas, ás vezes consulto para inspiração de base, mas o que me inspira muito são todos os blogues que vejo as fotos mais, adorei teu comento e visita, desculpa o testamento :) jinhos xx

Mari, um obrigado sincero pelas tuas palavras assim como o comento e visita, bem generosa, jinhos :) xx

Claudia M, Wow um obrigado bem grande em relação ao comento e visita :) jinhos xx

Esla M, brigada com sinceridade ambos pelas palavras comento e visita. :) jinhos xx

Ameixa, brigada pelo comento e visita "Ameixinha" :) xx jinhos

Sonia A, que adorável brigada pelo comento e visita :) jinhos xx

Abelha, brigada com sinceridade pelas palavras assim com visita e comento.. um abraço especial para o Abelhão. jinhos :) xx

Catarina S, não digas isso pois eu sei não ser verdade, todos tem como disse acima um cozinheiro dentro deles, certo tens mais confiança em tu própria a fazer bolos e talvez mais medo nos salgados, mas eu sei que fazes bem ambos, brigada pelas palavras comento e visita jinhos :) xx

Tania, adoro tu seres assim tão amiga e queres sempre ajudar, mas sabes és sempre bem vinda, mas não é necessário para me animar eu já estou melhor graças a Deus, não sei o que me deu, stress. brigada pelo comento e visita..um dia a gente arranja algo...tá jinhos xx :)

Carminha, brigada mesmo pelo comento e visita :) jinhos xxx

Marlene M, brigado pelas palavras visita e comento, já estou um pouco mais leve,, logo passa.. jinhos xx :)

Anita, do meu coração te agradeço as palavras assim como a visita e comento, palavras que demonstram que se pode realmente fazer amizades na Internet, por isso agradeço, tu e todos aqui são o meu poste de fortaleza, e nem fazem ideia o que ajudaram mesmo só com palavras... só eu sei, mas já me sinto um pouco mais leve, jinhos xx :)

Risonha, pois as azeitonas dão um gostinho especial mas sei que há como tu quem não goste de azeitonas, se fosse substituir eu meteria "capers" não sei o nome em Português, ou outra coisa qualquer talvez cogumelos shitake. mas gostei do teu comento e visita. jinhos :) xx

**Acho que respondi a todos...se falhou alguém ...brigada pela visita e comentos a todos...e as palavrinhas também jinhos xx :)**

amor e sabores said...

Viva maninho!
Que bela massinha ,ficou bonita e bem colorida.Bem podias ter-me convidado..hehe
Espero que hoje te sintas melhor que ontem , sempre podias podias ter vindo por aqui beber um chá, comer torta de laranja e conversar, sabes que és bem vindo.
Além do mais, tenho um aqui um certo pão caseiro descongelado desde segunda á espera de ser levado..
Beijinhos aí para casa e para ti um especial, com votos de bom fim de semana.

*-...-* Ana Anita *-...-* said...

Passei para saber se está melhor??? Espero que sim... Lembre-se, só por agora... SORRIA! beijocas enormes...

PS.: Pena morar tão longe, senão faria aquela carne pra ti...quem sabe se alegraria um pouco! :)

Cininha said...

Excelente aproveitamento, eu adoro massinhas de todas as cores e feitios e com azeitona e tomatinho cereja deve ter ficado uma delicia ;-)

Carminha Souza said...

Adorei ouvir música ao entrar no seu Blog, e música de boa qualidade o que é importante!
Obrigada pela visita ao meu Blog, beijos!

cucchiaiopieno.com.br said...

Como boa aspirante a italiana que sou, amo tagliatelle. Tudo receita me deu agua na boca.
Léia

Rico said...

Agradeço as seguintes pessoas:

Nandinha, querida mana, logo no dia que nos vimos não pude ir ai, mas a gente se vê em breve, eu mando-te um email. Agradeço-te a tua vinda aqui e o teu comento lindo. beijocas mana :) xx

Anita,eu estou melhor, brigada..mas é claro que a tua carninha de panela me faria sentir bem melhor. pois que delicia. brigada mais uma vez jinhos xx :)

Alcina, ficou bom amiga, adorei a tua visita e comento brigada :) jinhos xx

Carminha, não precisas agradecer a visita ao teu, mas já que o fizeste ...brigada eu vou la porque tem coisa boa. brigada por vires neste post segunda vez e pelo comento, hehe jinhos xx :)

Léia, wow amiga adorei as tuas palavras, e visita jinhos doces. :) xx

*-...-* Ana Anita *-...-* said...

Ah que coisa boa que está melhor! Me alegro...

Bom domingo... besos!

Rico said...

Bigada Anita, bom fin de semana. linda :) xx jinhos

Adriana said...

Isto é simplesmente uma maravilha! hummmmm

Unknown said...

Aqui em casa tenho mania de fazer receitas novas com ingredientes que tem na geladeira. Achei ótima essa massa! Também coloco óleo na água do macarrão, fico ótimo.


Abraço

Natércia Ramalho said...

Ricardo ficou 10 estrelas. Um beijinho...

Rico said...

Os meus sinceros agradecimentos a:

Adriana, super brigado adorei a tua visita e comento :) jinhos xxx

Eu Mulher, muito brigado pela visita e comento adorei :) jinhos xx

Natércia, muito brigada adorei a visita e comento prestado :) jinhos xxx

Roseli Gomes said...

Boa Tarde!
Passei para desejar uma boa semana!

Rico said...

E eu agradeço e retribuo uma boa tarde e uma boa semana também para ti Rô jinhos xx :)

Susana Gomes said...

Rico, abençoado de quem gosta de cozinhar: relaxa, descontrai e distrai!
Mas mesmo para quem é assim, como eu e como tu, por vezes temos dias de um desalento que parece nos engolir junto com a cozinha e os tachos.
O importante é ter força para não nos isolarmos, arregaçarmos as mangas e preparar uma bela massa como esta: alimenta o corpo e a mente!
:)

Beijinhos. E alegria!!

Margarida said...

Ricardo, o colorido desse tagliatelle conseguiu esconder a sentimento negativo que estava em ti. E isso é muito positivo! É importante que tenhas objectivos e que não desanimes. Não é fácil e nem toda a gente entende o que é uma depressão.. Muita força e bola prá frente!
bjo

edinha said...

Que massinha apetitosa.Adoro pratos de massa :)
Beijinho

Rico said...

os meu obrigados bem sinceros a :

Gasparzinha, apreciei a gentileza das tuas palavras e assim como também a visita e comento, brigado. :) xx jinhos

Margarida, brigada pelas palavras deixadas assim como pela visita e comento, jinhos xx :)

Edinha, brigada e adorei ter a tua visita e comento :) xx jinhos

Márcia Regina said...

Sucesso meu querido, é só isso que posso dizer de teu prato. Quanto a você, teu charme e simpatia dispensam qualquer comentário. Impecável, mesmo deprê.....milhões de jinhos :)

PS--> Fica tristinho não, teu fã clube te ama, quer coisa melhor que isto?

Rico said...

Márcia querida, te adorei ver aqui de novo, saudades....sim tens razão melhor que isto não há ..e eu amo o meu fã clube *** TODOS*** mesmo, e é gracas a...que nao fico triste não jinhs para ti :) xx

Cristina said...

Olá Ricardo

Não conhecia o teu blog, mas gostei muito de o visitar. Este trio do cebolinho-azeitonas-tomate cereja dá-me logo a volta. Juntaria um pouco de requeijão talvez em vez das natas, mas isso é só por causa das linhas eheheh

Quanto ao resto... um dia de cada vez :)

Bjs

Cristina

Rico said...

oias Cristina, prazer em conhecer-te e adorei teres gostado do meu blogue, não o que é isto com a linha eu também ando a perder peso e com estas comidas lol, é só um quarto de copo de natas que depois dá para quatro pessoas, o que significa talvez uma colher de sopa de natas a cada e pensas que isso faz mal á linha lol a vida é para se viver lol...tou só a brincar claro cada um faz como quer isto é a beleza da culinária, isto é mais para inspiração...adorei a tua visita e comento jinhos doces para ti e os teus bfds :) xx

COMENTÁRIOS E AGRADECIMENTOS

Já que me visitou, porque não deixa um comento.....claro que não há obrigação, mas dou valor á sua opinião, a qual é muito para mim. Brigado!!!

Aviso Legal

**Note, comentos que eu faça noutros blogues, faço-os de livre vontade porque quero, assim como os vossos aqui neste blogue. Não há obrigação de vir aqui comentar em retorno, assim como eu, não aceito quem pense que eu tenha a obrigação de retribuir comentos aqui deixados**

PS.
"Comentos de spam ou publicitários, nunca serão publicados portanto não vale a pena tentar envia-los" Se desejar por um reclame/publicidade aqui terá de conversar comigo e acordar pagamento.

Aceitam-se Doações

Gosta das minhas receitas. Sinta-se livre de as usar em sua casa, café ou restaurante.