23 Aug 2011

Pãesinhos de Sementes de Girassol


Peço desculpa mais uma receitinha de pão, mas é tão facil e saboroso que não podia deixar de partilhar.


Ingredientes para a Receita:

600grs farinha para fazer pão (branca)
1/2 colher de sopa de sal marinho semi fino
1 colher de chá de fermento instantâneo (ou 30 grs fresco)
1 pacote de sementes de girassol sem pele
1 colher de sopa de azeite extra virgem
400ml de agua quente (não a ferver, somente quente)


Num alguidar peneire a farinha para dentro do próprio, faça uma covinha no meio  nessa cova ponha la o azeite e o fermento e numa das bordas da farinha meta o sal para que este não se misture ainda com o fermento. Despeje para o buraco a agua (pode ser toda duma vez ou aos poucos) conforme prefira. e com a mão vá misturando a agua, o fermento e a farinha aos poucos ate chegar ao sal no fim uma vez tudo misturado, despeje o conteúdo para uma mesa enfarinhada e amasse bem cerca de 5 a 10 minutos.

Corte a massa em pedaços com cerca de 45grs +ou- que dará o que se chama aqui  "bakers dozen" que são 13 pãozinhos de-lhes um formato rectangular pincele-os com agua so no topo, e mergulhe esse topo nas sementes as quais se colam a essa superfície, e meta os próprios num tabuleiro enfarinhado, meta o tabuleiro dentro do forno desligado mas previamente aquecido a cerca de 50 graus, deixe la ficar cerca de 1 hora para levedarem.



retire o tabuleiro para fora e aqueça o forno a 
190 graus e meta o tabuleiro de novo ao forno desta vez por cerca de 30-35 minutos ate ficarem bem douradinhos. O cheiro é inigualável e o sabor ainda melhor pois as sementes em cima torradas dão um sabor excepcional a estes pãozinhos. retire do forno e meta numa grelha de arames para arrefecer depois é so papar.

Bom apetite!!!

8 comments:

Luisa Alexandra said...

Que maravilha de pão!

Ana Rita Marreiros said...

Que pães bonitos.Eu gosto muito de sementes no pão dá textura e um sabor rústico!!!Estão lindos!!

Bjoka
Rita

Natércia Ramalho said...

Amigo, ficou maravilhoso amei mesmo...um beijinho.

Emília said...

E ficam lindos com a semente!
Beijinhos

Tati said...

Feliz Segunda feira que DEUS te abençoe durante a semana!
Bjs!

Rico said...

Bigado a vocês todas pelos carinhos aqui deixados...desculpem-me não ter respondido mais cedo mas tenho estado em Portugal pois a minha mãe faleceu....mais uma vez bigado e beijinhos xxx

Unknown said...

Rico, a dor da perda da sua mãe... tenho certeza que foi e é terrível, mas tenha fé em Deus que ele lhe confortará.

Um abraço

Rico said...

Sim foi e continua a ser terrível a perda da minha mãe, pois ele foi para o Céu a 04Nov2011, e não ha muito perdi o meu pai também a 21Jun2010...agora estou só.... sem mãe ou pai... e com a minha família toda ela muito desligada etc. a dor ainda é maior, mas eu sei que irei aprender a viver com ela e suporta-la melhor....Muito obrigado pelo sentimento aqui deixado o qual me ajuda em cooperar melhor. Jinhos doces xxx

COMENTÁRIOS E AGRADECIMENTOS

Já que me visitou, porque não deixa um comento.....claro que não há obrigação, mas dou valor á sua opinião, a qual é muito para mim. Brigado!!!

Aviso Legal

**Note, comentos que eu faça noutros blogues, faço-os de livre vontade porque quero, assim como os vossos aqui neste blogue. Não há obrigação de vir aqui comentar em retorno, assim como eu, não aceito quem pense que eu tenha a obrigação de retribuir comentos aqui deixados**

PS.
"Comentos de spam ou publicitários, nunca serão publicados portanto não vale a pena tentar envia-los" Se desejar por um reclame/publicidade aqui terá de conversar comigo e acordar pagamento.

Aceitam-se Doações

Gosta das minhas receitas. Sinta-se livre de as usar em sua casa, café ou restaurante.