25 Jun 2011

Pao Espelta - Receita Facil e Saborosa




Para fazer esta receita que dá para dois pães, eu usei:

Ingredientes:

1Kg farinha espelta
2 sacquetas de fermento instantâneo (7or 5grms cada)
1 colher de sopa de sal marinho fino
3 colheres de sopa de oleo de girassol (pode usar azeite se quiser
1 colher de sopa de farinha
650 mls de agua morna


O processo de fazer este pão eu achei bastante fácil. pus a farinha num alguidar e misturei com as saquetas de fermento, depois fiz um buraquinho no meio e na lateral desse buraquinho meti o sal e no lado oposto meti o  açúcar, no próprio buraco meti metade da agua e o oleo. Comece a misturar bem com a mão e a medida que vai ficando seco vá adicionando o resto da agua ate esta toda ser usada.

Devera ficar com uma consistência bem macia e que se pega um pouco as mãos, agora com as palmas das mãos numa bancada espalme ao mesmo tempo que estica a massa, e volte a formar bola repita este processo durante 20 minutos. Uma vez atingindo esse tempo salpique u fundo dum alguidar com farinha e meta la a bola de massa, cubra esta com celofane e depois uma manta e meta dentro de um saco num local mais quente da casa por 4 horas.

Uma vez as 4 horas passadas remova tudo e volte a amassar a massa na bancada da mesma forma que anteriormente mas desta vez por so 3-4 minutos, divida a massa em duas porções semelhantes e meta nas forma de coser o pão formas estas também salpicadas com um pouco de farinha. Meta cada forma dentro de um saco de plástico e meta estes dentro de um forno morno por cerca de 40 minutos (para ter um forno morno ligue-o por apenas 1-2 minutos e desligue) esta massa levedara de novo.

Remova as formas do forno retirando o plástico pré-aqueça o forno a 200 graus e volte a meter as formas no forno e meta também um pequeno pirex com um pouco de agua o qual ajuda a o pão ficar com uma crosta bem crocante (claro se preferir com a crosta mais macia não use a agua) coza por 40 minutos ate estarem douradinhos e fazerem um som ouço quando bater no fundo dos pães...e pronto estão prontos, ponha este numa rede a arrefecer e cobertos com um pano de cozinha por cima.



4 comments:

São Ribeiro said...

ADOREI O ASPECTO DESSE PÃO, PRECISO DE COMPRAR DESSA FARINHA.
BJS

Rico said...

Brigado São, e mesmo um pãozinho delicioso e dura bem só debaixo de um paninho... brigado pela visita e comento. jinhos xxxx

Bella said...

que belo paozinho! bjs

Rico said...

Bigado Bela, agora ganhei o vicio do pão e não paro de o fazer..é tão fácil que quase já não compro pão de loja e é bem mais saboroso. bigada pela visita e comento. :)

COMENTÁRIOS E AGRADECIMENTOS

Já que me visitou, porque não deixa um comento.....claro que não há obrigação, mas dou valor á sua opinião, a qual é muito para mim. Brigado!!!

Aviso Legal

**Note, comentos que eu faça noutros blogues, faço-os de livre vontade porque quero, assim como os vossos aqui neste blogue. Não há obrigação de vir aqui comentar em retorno, assim como eu, não aceito quem pense que eu tenha a obrigação de retribuir comentos aqui deixados**

PS.
"Comentos de spam ou publicitários, nunca serão publicados portanto não vale a pena tentar envia-los" Se desejar por um reclame/publicidade aqui terá de conversar comigo e acordar pagamento.

Aceitam-se Doações

Gosta das minhas receitas. Sinta-se livre de as usar em sua casa, café ou restaurante.