20 Sep 2010

Pato Bebado com Chorico e Batatas Aromaticas Assadas no Forno e Vegetais

Mais uma das minhas receitas pessoais, a qual é fácil de fazer e saudável e como sempre. Receita a qual foi testada e experimentado por mim e a minha família, a fim de garantir uma refeição bem sucedida na sua confecção.



Para confeccionar, você irá precisar de: (4 pessoas)

  • 4 pernas de pato inteiras (tambor e coxa)
  • 5 batatas grandes (cortadas em oito partes no comprimento para formar cunhas)
  • 4 cenouras grandes (descascadas e cortadas as rodelas)
  • 3 dentes de alho (2 fatiados, 1 picado)
  • 2 cabeças grandes de brócolos (cortado em pedaços)
  • 20 rodelas de chouriço picante (Português ou Espanhol)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 limão (sumo)
  • 1 Ramo de salsa (picado)
  • 1 copo de vinho branco (barato , ou até cerveja ) Sal, pimenta, louro, folhas, azeite e pimenta em pó (a gosto)


Para preparar esta deliciosa refeição, coloque o pato em num recipiente após de ter feito algumas incisões (veja foto). Regue com o vinho (ou cerveja) e polvilhe com um pouco de sal grosso, um pouco de pimenta, um par de folhas de louro e um pouco de piri-piri em pó. Coloque-o no frigorífico e deixe marinar por duas horas ou mais (quanto mais, melhor).

Mais tarde, quando você estiver pronto para fazer a refeição retire o pato do marinado e prepare-o para ir ao forno, inserindo em cada incisão duas de tirinhas de alho, uma folha de louro e um pedaço de chouriço (cada perna deve tem cerca de 5 dessas incisões),  uma vez isso feito polvilhe com piri-piri em pó, (ou paprica fumada, se você não gosta de picantes), outra pitada de sal e coloque pimenta preta ponha as penas numa travessa (pirex) e despeje o marinado líquido em redor do próprio. Coloque no forno, que devera ser pré-aquecido a 180/190 graus, e assar por 20 minutos.

Após os 20 minutos terem passado, retirar o pato do forno e da travessa, e colocar o marinado líquido num recipiente, coloque uma cremalheira de fio no pirex e colocar o pato em cima dela pincelando-o com o marinado, e colocando-o de volta no forno por mais 30  minutos (no qual em cada cinco minutos pincelo-os novamente). Simultaneamente, coloque as fatias de batata numa tigela polvilhando-as com sal, salsa seca, metade do suco de limão, piri-piri em pó, o alho picado e 3 colheres de sopa de azeite .... agitar estas bem colocando-as também no forno num tabuleiro anti-aderente ao pé do pato.

Após 10 minutos de forno sob a segunda vez que o pato foi ao forno , meta as cenouras e os brócolos (em pedaços) numa panela, e adicione cerca de 1 copo de água, cubra a própria com uma tampa, e coloque-a no fogão em lume médio/baixo uma vez que o água fervida lume baixo.

Tudo vai estar pronto ao mesmo tempo, então tudo que você precisa fazer é empratar todos os ingredientes juntos. Em banho-maria derreta a manteiga, junte o sumo de limão  restante a salsa fresca picada para regar sobre os legumes (Alternativamente, você pode fazer uma molho bechamel grosso, e despeje sobre os vegetais). Tão fácil foi que uma refeição, somente levou 50 minutos do começo ao fim.  

 

6 Sep 2010

Rodas de Abobora recheadas de Quorn Picado com Flocos de Cevada, acompanhado com Batatas piri-piri no Forno e couve


 Ingredientes para a receita:
  • 5 batatas grandes descascadas e cortadas em pequenos cubos
  • 150 grs de Quorn picado (se for vegetariano) ou carne de vaca picada (se for omnívoro)
  • 3 rodelas abobora cerca de 5cm de espessura (marrow)
  • 1/2 couve lombarda (cortada aos gomos)
  • 8 cogumelos (cortados em quartos)
  • 1/3 copo vinho branco
  • 1 e 1/2 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1/2 couve lombarda
  • 1 copo de polpa de tomate
  • 2 colheres de sopa de concentrado de tomate
  • 2 folhas de louro + 2 folhas de louro (picadas)
  • 1 mão cheia de flocos de cevada
  • 1 mão cheia de queijo ralado  (que derreta)
  • Azeite, sal, pimenta preta, piri-piri em pó, paprica (tudo QB)

Preparação:

Esta é bem simples e rápida. Corte três rodelas com cerca de 5cm de espessura do "Marrow" abobora (não sei o nome em português daí a imagem) remova o centro deixando ficar só as cascas (cerca de 0.5cm espessura) ponha as mesmas dentro de agua a ferver durante 3 minutos, retire e deixe-as repousar em cima de um papel absorvente.

Num tacho meta cerca de 3 colheres de sopa de azeite uma pitada de sal meia colher de chá de piripiri e uma colher de chá de paparica (pimentão doce serve) e uma pitada de pimenta preta moída, uma vez quente adicione a cebola picada mais o alho e mexendo regularmente deixe começar alourar. Nesse momento adicione o Quorn moído (ou carne moída) e deixe esta cozinhar continuando a mexer durante mais 3 minutos agora adicione  a polpa da abobora cortada em cubinhos, os cogumelos e 1/3 de copo de vinho branco mais duas folhas de louro "inteiras" e a polpa de tomate, deixando agora cozer durante cerca de 10 minutos.

Entretanto enquanto o molho coze durante os dez minutos, ponha as batatas no forno num tabuleiro, previamente polvilhadas (e envolvidas) em pimentão doce, piri-piri, sal, louro picado, pimenta e um fio de azeite.


Os dez minutos passaram, meta as rodelas num tabuleiro (antiaderente) prontas a serem enchidas com o recheio, entretanto adicione os flocos de cevada ao molho e uma "pinga" de agua se estiver muito seco (pois queremos o molho bem grosso mas não sólido) e deixe cozer mexendo regularmente durante mais 4 minutos. Aí retire do lume e encha as rodas de abobora com o mesmo, fazendo um alto redondo (veja a foto) e ponha em cima um pouco de queijo ralado e uma pitada de oregãos.

E agora vai ao forno cerca de 15 minutos (temperatura do forno 180 graus sempre). Entretanto ponha a metade da couve lombarda numa panela com um dedo de agua (cortada aos gomos polvilhada com uma pitadinha de sal) e esta se cozinhará com o vapor a lume mínimo, durante os mesmos 15 minutos que levam as rodas no forno. E as batatas um total de 29 minutos...assim esta tudo pronto ao mesmo tempo e depois é só servir e papar. BOM APETITE!!

Ps..a casca é para se comer, dai o pré-cozer etc

COMENTÁRIOS E AGRADECIMENTOS

Já que me visitou, porque não deixa um comento.....claro que não há obrigação, mas dou valor á sua opinião, a qual é muito para mim. Brigado!!!

Aviso Legal

**Note, comentos que eu faça noutros blogues, faço-os de livre vontade porque quero, assim como os vossos aqui neste blogue. Não há obrigação de vir aqui comentar em retorno, assim como eu, não aceito quem pense que eu tenha a obrigação de retribuir comentos aqui deixados**

PS.
"Comentos de spam ou publicitários, nunca serão publicados portanto não vale a pena tentar envia-los" Se desejar por um reclame/publicidade aqui terá de conversar comigo e acordar pagamento.

Aceitam-se Doações

Gosta das minhas receitas. Sinta-se livre de as usar em sua casa, café ou restaurante.