16 Jan 2009

Bolas de Carne com Queijo.

Recipe in English HERE


Precisando de fazer uma coisa rapida antes de ontem, estando nos todos com bastante fome e eu tendo deixado se atrazar o jantar, resolvi fazer uma receita simples e tradicional, com uma surpresa adicional la dentro.

Ingredientes:


  • 500grs carne picada (vaca)
  • 60grs pao ralado
  • 1 ovo (medio)
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres bem pequenas de piripiri
  • 1 cebola grande
  • 1 lata de tomates
  • 1 ramo de salsa
  • 600grs arroz
  • 2 folhas de louro
  • azeite
  • sal e pimenta preta moida a gosto
  • queijo "Cheddar"
  • 2 colheres de sopa tomate concentrado
Esta receita e muito rápida e muito fácil de fazer, não engorda, o alho e o piripiri ate ajudam na circulação do sangue, e nesta época do ano eu suponho que sera bem acolhido uma comidinha que aqueca, e também muito barato de fazer. Para o arroz apenas ponha na água a ferver com um alho esmagado, duas colheres do azeite e sal a gosto, depois entre 10 a 12 minutos estara cozinhado dependendo do arroz você que usa (eu gosto do arroz basmati) enxague uma depois de cozinhado ele num passevite com água a ferver e escorre-se pronto a por no prato.

Para o molho eu cortei a cebola muito fina e triturei os dois dentes de alho um para adicionar à a carne picada o outro para o molho. As bolas de carne foram feitas como se segue, pus a carne picada numa bacia á qual adicionei o ovo (inteiro) o pão ralado, uma colher de pó de piripiri, o alho, o sal e pimenta preta moida a seu gosto, misturei tudo com minhas mãos até o misturado ficar homogeneo, em seguida eu cortei o queijo em quadrados pequenos e em fazendo um disco pequeno na minha mão com o misturado eu coloquei o quadrado do queijo no meio, da carne fechando-a em redor e rolado esta em formato de bola, repetindo o processo até gastar a carne toda.
Então numa panela eu pus um pouco de azeite, deixei-o ficar bem quente e adicionei o piripiri, a cebola (cortada), as folhas de louro, o alho, e as bolas de carne girando a panela a volta ate as bolas ficarem bem seladas (você pode ver quando estao seladas, pois viram de vermelho para castanhas) nesta fase adiciona-se o tomate e um pequeno copo de água e o concentrado de tomate, eu deixei este cozinhar por 20-30 minutos, começado (obviamente) somente a fazer o arroz 10-12 minutos antes das bolas e molho estarem prontas, assim sai tudo ao mesmo tempo, e no último 1 minuto do cozimento das bolas eu adicionei a salsa picada. Tão simples quanto isso.

Agora, você pode usar esparguete se preferir, eu fiz o arroz a minha familia votou pelo arroz e eles sendo meus queridos tive de ir com a maioria.

No comments:

COMENTÁRIOS E AGRADECIMENTOS

Já que me visitou, porque não deixa um comento.....claro que não há obrigação, mas dou valor á sua opinião, a qual é muito para mim. Brigado!!!

Aviso Legal

**Note, comentos que eu faça noutros blogues, faço-os de livre vontade porque quero, assim como os vossos aqui neste blogue. Não há obrigação de vir aqui comentar em retorno, assim como eu, não aceito quem pense que eu tenha a obrigação de retribuir comentos aqui deixados**

PS.
"Comentos de spam ou publicitários, nunca serão publicados portanto não vale a pena tentar envia-los" Se desejar por um reclame/publicidade aqui terá de conversar comigo e acordar pagamento.

Aceitam-se Doações

Gosta das minhas receitas. Sinta-se livre de as usar em sua casa, café ou restaurante.