2 Feb 2009

Bolas de Carne Picantes com um Molho de Tomate Picante e Macio

Recipe in English HERE
As bolinhas de carne estão de volta, gosto de dar carias alternativas diferentes ao mesmo tipo de comida para demonstrar a versatilidade do ingrediente principal. Espero que acordem.

Ingredientes para a Receita:

  • 400grs Carne Picada
  • 1 mão cheia de pão ralado
  • 1 ovo inteiro
  • 1 cebola (cortada as rodelas finas)
  • 3 dentes de alho (picados)
  • 1 raminho de coentros (picados)
  • 300grs massa fettuccine fresca
  • 1 lata de tomates pelados (picados)
  • 1/3 de um copo de natas frescas
  • 2 piripiri frescos nível picante médio (cortados fininhos com sementes, se deseja menos picantes e as veias brancas do piripiri por dentro)
  • 1 pitada de piripiri em pó
  • Sal e pimenta preta moída (qb)
  • um pouco de azeite
  • 1 caldo de galinha (cubo)
  • 1 colher de chá de farinha diluída num pouco de agua (para engrossar o molho)



A preparação é bem simples, vamos fazer as bolas. dentro duma tigela meta a carne picada + a salsa picada+ o pão ralado + o ovo + o piripiri em pó + uma pitada de sal e outra de pimenta preta moída + um alho picado...agora amasse tudo muito bem com as mãos, e faca as bolas de carne, pondo estas a parte de momento.

Basta cozer a massa durante 5 minutos se esta usando fresca (se for seca deve cozer cerca de 10-12), uma vez cozida ponha um fiozinho de azeite para não se colar.

Para fazer o molho ponha uma frigideira funda ao lume (ou Wok) e dentro desta ponha cerca de 3 colheres de sopa de azeite, uma vez bem quente adicione a cebola, o alho, o piripiri as tirinhas, e tempero (sal e pimenta, qb), cozinhe estes por cerca de cinco minutos, então adicione as bolas de carne, dando voltas para selar a carne (bolas) uma vez seladas (castanhas a toda a volta) adicione o tomate e o caldo de galinha, e cozinhe durante mais 7 minutos, por ultimo adicione as natas frescas e a farinha diluída, para engrossar o creme, o qual cozinhe em lume brando durante mais 3 minutos.

Lembre-se de quanto tempo as coisas levam a fazer e cozinhe nas alturas certas para tudo sair ao mesmo tempo. Você irá adorar esta comida mas só se gosta de picante. Isto vai bem com uma cervejinha bem gelada ou um copo de vinho branco bem gelado também.

6 comments:

Delícias e Talentos said...

Não sou muito fã do picante, mas adoreia a ideia das almôndegas e do molhinho para as massas!
Também deve ficar muito saboroso com arroz! lol:)

Rico said...

Claro que fica saboroso com arroz, ou ate puré de batata amanteigado, como disse as almôndegas são muito versáteis e a tua ideia, Mary do arroz é excelente. Brigada pela visita e comentário ambos são sempre bem vindos aqui. Claro se não gostas de picante faz sem piripiri põe um pouco de pimento vermelho a substituir. :)

Xana Bértolo said...

Eu adoro almondegas, e gosto k as sirvas com massa :).. É k a mim é como me sabem melhor as almondegas... Eu e a massa somos inseparáveis mesmo :)..
bjinhus

Rico said...

Quando falas assim Xana tocas nas cordas do meu coração ,,,lol ... pois eu também sou um grande amigo da massa, quer da comestível quer da que se gasta lmao...adorei a tua visita e comentário.. jinhos

Unknown said...

Ricardo ! Olá, vim te fazer uma visitinha e estive num impasse de onde deixar meu comentário pra ti, já que adorei todas as receitinhas que ví e tb suas explicações! Bem, escolhi aqui pq meu marido é louco por bolas de carne, aqui se fala almondegas rsrs e vou com certeza fazer esta receitinha, mas adorei tb a torta e a massa com espinafre. Venho te visitar mais vezes. meu querido!
Beijos e fique com Deus!
Merlene do SALADICHE

Rico said...

Oias Marlene ..É um prazer recebe-la aqui, e será sempre bem vinda. Acho bem ter vindo aqui pois é um santuário para o seu marido, pois tenho varias receitas de bolas de carne e todas elas diferentes. Agradeço-lhe imensamente o seu comentário e visita. Espero continuar a manter seu interesse nas minhas comidinhas, as quais são todas feitas para mim e família, por isso são testadas e experimentadas. Jinhos para você e um abraço grande para seu marido.

COMENTÁRIOS E AGRADECIMENTOS

Já que me visitou, porque não deixa um comento.....claro que não há obrigação, mas dou valor á sua opinião, a qual é muito para mim. Brigado!!!

Aviso Legal

**Note, comentos que eu faça noutros blogues, faço-os de livre vontade porque quero, assim como os vossos aqui neste blogue. Não há obrigação de vir aqui comentar em retorno, assim como eu, não aceito quem pense que eu tenha a obrigação de retribuir comentos aqui deixados**

PS.
"Comentos de spam ou publicitários, nunca serão publicados portanto não vale a pena tentar envia-los" Se desejar por um reclame/publicidade aqui terá de conversar comigo e acordar pagamento.

Aceitam-se Doações

Gosta das minhas receitas. Sinta-se livre de as usar em sua casa, café ou restaurante.