12 Oct 2009

Frango de Cebolada de Cerveja com Batatas Assadas no Forno



Ingredientes para Receita: (da para 4 pessoas)
  • 4 coxas de galinha (sem ossos e sem pele)
  • 8 batatas grandes (peladas e cortadas em quartos)
  • 2 cebolas grandes (cortadas as tirinhas bem fininhas)
  • 330 cl de cerveja (1 lata ou garrafinha)
  • 2 dentes de alho (picadinhos)
  • 1 caldo de galinha (Maggi ou Knorr ou semelhante)
  • 1 colher de sopa bem cheia de concentrado de tomate
  • 1 colher de sopa cheia de manteiga
  • (opcional) 1 colher de sopa de farinha diluída num pouco de agua
  • um pouco de azeite, sal pimenta paprika, cayenne (piripiri em pó"opcional")
Preparação:

Ponha um pirex no forno com o fundo coberto com azeite (não em demasia, só suficiente para cobrir o fundo), forno este a 200 graus, uma vez o óleo esteja bem quente ponha as batatas em quartos com as partes curvas para o fundo e deixe estas cozerem por cerca de 40 minutos, ate ficarem bem passadas e douradinhas. Entretanto vai cozinhando o resto.

Num tacho ponha um pouco de azeite sal e pimenta, uma vez bem quente adicione a cebola e o alho assim como a galinha, virando a galinha regularmente para a selar (cozinhar por fora completamente). Agora continue a mexer o conteúdo regularmente ate a cebola alourar, uma vez que isso aconteça adicione o caldo de galinha, paprika, a cerveja, a manteiga e o concentrado de tomate.

Prove o molho e adicione mais sal e pimenta se for necessário e se gosta de picante (opcionalmente) adicione um a dois piripiri secos (em pedaços), deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Neste estagio pode adicionar a farinha diluída em agua (se gostar do creme espesso) ou não adicione nada (se preferir mais liquido para molhar o pão).

Sirva com as batatas assadas no forno e bom apetite!!!

Claro que opcionalmente pode assar com as batatas no forno mais coisas como acompanhamento o qual eu faço regularmente. A minha escolha normalmente é, batatas doces e nabo.





12 comments:

*-...-* Ana Anita *-...-* said...

Afffffffffff...quanto tempo amigo!

Está uma maravilha isto... me espera pro jantar que levo a sobremesa! hehehehehe

bjssssssssssss

Menina Miminhosm said...

K belo franguinho.....andas desaparecido....ehheh!!
Fica bem...jokinhas

Autora do Blog said...

Tem óptimo aspecto.
Uma refeição que tem tudo para ser saborosa.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Bella said...

Hum... óptimo aspecto amigo!!

Bjs

Lourdes Sabioni said...

Como sempre um prato muito delicioso este que voce apresenta!!! Um franguinho sempre cai bem e com batatas doces, ficou melhor!!!
Bjs

Kiki Cortese said...

Minha nossa, amigo!!! Que receita maravilhosa!!!
Adoro a mistura de frango com cerveja!! Está de dar água na boca!!! Nham Nham!!!!

Unknown said...

Muito, muito bom. Tenho experimentado algumas de tuas receitas....são uma delícia.

Rico said...

Anita, Sim faz bastante tempo, mas tenho postando de vez em quando, pois não me esqueço de todos vos, adoro-vos e tu já me conheces há bastante tempo...Brigado pelo comento, e como sempre sabes que te espero para o jantar sempre que quiseres. jinhos doces xxx

Seruga, sim desaparecido mas não completamente ausente...eu explico..estou a tirar um curso de professor, e ao mesmo tempo estou a dar aulas, fora de ambas tenho trabalhos de casa para fazer e lições para planear...o tempo foge-me...mas garanto-te não me esqueço de ninguém, e agradeço o suporte inegualado aqui existente, assim como o teu comento lindo, jinhos doces xxxx

A autora do blog, brigado mil dona do blogue, jinhos doces xxx

Bela, que simpática, beijinhos doces xxx

Lourdes, ui sabes bem que gosto de te por agua na boca então vou tentando, assim como os teus pratos me deixam de rastos, é vingança jinhos doces xxx

Killvyane, pois nham nham, é o que eu digo também quando visito o teu blogue, o qual adoro. brigado pelo comento jinhos doces xxx

Marisa, fico super super elogiado por saber que tens experimentado algumas das minhas receitas e as achas boas...bom ao fim ao cabo eu experimento-as todas e são confiadamente boas, mas as vezes é uma questão de gostos e pode-se não gostar..adorei o teu comento assim como também gosto das tuas comidinhas que também confesso já ter feito algumas e moça que delicia..jinhos xxx

Ana Powell said...

Olá Ricardo
Tens sempre delicias postadas, adorei esta tua receita.
A minha escolha também é com batatas doces.
Acabei de chegar do Algarve, está muito calor ainda e até fomos á praia.
Beijocas

Mary said...

Olá,Ricardo,
Que belo franguinho,está com aspecto óptimo.Nunca fiz frango de cerveja mas acho que vou fazer um destes dias.


bjs
Boa Semana

Márcia Regina said...

Ai!ai,ai,ai.....toda vez que venho aqui meu regime sai pela janela.....quanta coisa gostosa Rico...esse frango...aquele guisado de abóbora...a mousse.....cruz.....loucura meu amigo.....obrigada pelo carinho e milhões de jinhos e jocas meladas de docesxx

Rico said...

Ana, la estas tu a fazer-me ciumes de não estar aí em Portugal, o que vale é que concordas com a batatas doces senão ficava zangado lol (estou só a brincar claro) jinhos doces brigado mil xxxx Rico

Mary, terás mesmo de fazer para ficares a saber o bom que é. jinhos doces xxxx Rico

Márcia, a mousse talvez faca algo ao teu regime mas o franguinho coitado é bem saudável jinhos doces xxxx Rico

COMENTÁRIOS E AGRADECIMENTOS

Já que me visitou, porque não deixa um comento.....claro que não há obrigação, mas dou valor á sua opinião, a qual é muito para mim. Brigado!!!

Aviso Legal

**Note, comentos que eu faça noutros blogues, faço-os de livre vontade porque quero, assim como os vossos aqui neste blogue. Não há obrigação de vir aqui comentar em retorno, assim como eu, não aceito quem pense que eu tenha a obrigação de retribuir comentos aqui deixados**

PS.
"Comentos de spam ou publicitários, nunca serão publicados portanto não vale a pena tentar envia-los" Se desejar por um reclame/publicidade aqui terá de conversar comigo e acordar pagamento.

Aceitam-se Doações

Gosta das minhas receitas. Sinta-se livre de as usar em sua casa, café ou restaurante.