14 Aug 2010

Bacalhau Frito com Risotto de Grao e Gomo de Couve Cozida a Vapor


Ingredientes para a Receita:

  • 1 filete de bacalhau com pele cortado em tiras grossas
  • 1 couve (cortada em quatro gomos)
  • 2 chávenas de arroz
  • um cubo de (Knorr ou semelhante) caldo de peixe
  • 4 dentes de alho (um esmagado e três picadinhos miudinho)
  • meia cebola (picada fina)
  • 1 cenoura (picada fina)
  • 1 lata de grão de bico cozido
  • 1 colher de sopa de concentrado de tomate
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • sumo de um limão
  • Azeite, sal, pimenta, pimentão doce e piripiri em pó qb


Uma receita, mais uma vez bem fácil de fazer e mais ou menos em conta.

Meta os quatro quartos de couve num tacho com dois dedos de agua no fundo, ponha tampa e leve ao lume este uma vez que levante fervura reduza o lume para o mínimo e deixe ferver todo o tempo enquanto faz a refeição, pois estará pronto no fim da mesma.

Num outro tacho ponha duas a três colheres de sopa de azeite, e uma vez bem quente deite o equivalente a dois alhos picadinhos, a cebola assim como a cenoura e o caldo de peixe. Vá mexendo ate o cubo integrar-se com o azeite adicione uma pinga de agua e também o piripiri e pimentão doce em pó que gostar, assim que volte a ferver adicione o arroz reduza o lume para quase o mínimo e vá mexendo sempre, assim que vai secando vá adicionado cerca de meio copo de agua, seca outra vez repita o processo.

Quando o arroz estiver quase cozido adicione o grão e prove a ver se esta bom de sal (adicionando mais se for necessário, pois o caldo de peixe sempre tem bastante sal) e também adicione a colher de concentrado de tomate. Continue cozendo e mexendo quando estiver cozido adicione a salsa, de uma mexida retire do lume meta uma tampa e deixe repousar.

Entretanto meta uma frigideira anti-aderente, com um pouco de azeite ao lume com um dente de alho esmagado, uma vez bem quente adicione o bacalhau pele para cima primeiro, uma vez bem cozido de a volta com cuidado para não se desfazer, e coza agora do lado (metendo uma metade do sumo por cima do próprio) da pele ate ficar bem dourado.

Sirva o arroz no prato acompanhando este com um gomo de couve e no final dois pedaços de bacalhau em cima (veja foto), numa pequena vasilha meta a outra metade de sumo de limão o alho picado de sobra e cerca de seis colheres de azeite assim como um pouco de salsa picada, mexa bem ate ficar esbranquiçado, e espalhe por cima do gomo de couve e bacalhau.

Bom Apetite!! Vocês merecem pois já não postava há muito.


COMENTÁRIOS E AGRADECIMENTOS

Já que me visitou, porque não deixa um comento.....claro que não há obrigação, mas dou valor á sua opinião, a qual é muito para mim. Brigado!!!

Aviso Legal

**Note, comentos que eu faça noutros blogues, faço-os de livre vontade porque quero, assim como os vossos aqui neste blogue. Não há obrigação de vir aqui comentar em retorno, assim como eu, não aceito quem pense que eu tenha a obrigação de retribuir comentos aqui deixados**

PS.
"Comentos de spam ou publicitários, nunca serão publicados portanto não vale a pena tentar envia-los" Se desejar por um reclame/publicidade aqui terá de conversar comigo e acordar pagamento.

Aceitam-se Doações

Gosta das minhas receitas. Sinta-se livre de as usar em sua casa, café ou restaurante.